sábado, 24 de setembro de 2011

Buraco no muro.

O mundo hoje, fala de inclusão social. Com a idéia da globalização as fronteiras ruíram-se. O mundo ficou bem menor a partir daí. A comunicação hoje acontece com muita facilidade porque as possibilidades são favoráveis e se apresentam para uma boa parte das pessoas do mundo inteiro.
A tecnologia digital, nos dias de hoje, vem ocupando um espaço na vida das pessoas e das famílias de forma alarmante. Essa tecnologia tem auxiliado na busca do conhecimento de todas as gerações. E mais ainda, tem proporcionado a inclusão digital de crianças, adolescentes, jovens com idade escolar. “Buraco no muro” é um exemplo disso.
A Índia tem chamado a atenção de muitas nações quanto a seus costumes, à religião, o social, a beleza natural das mulheres e das suas crianças. Entretanto, a pobreza também é uma de suas características. É difícil até de imaginar que projetos envolvendo computadores, nas ruas, poderiam estar sendo desenvolvidos e efetivados. Mas, é isso mesmo. O vídeo nos é apresentado para mostrar que o conhecimento pode ser adquirido através do uso da internet, num país tão distante e com costumes também tão diferentes. É o conhecimento adquirido através da tecnologia ultrapassando barreiras que separam uma civilização do resto do mundo.
"Buraco no muro" surpreende bastante. A curiosidade das crianças nos chama a atenção. Elas apresentam uma segurança ao manusear a máquina em muito pouco tempo desde o início do primeiro contato. A aprendizagem é um dos fatores que muito nos chama a atenção, pois a sua efetivação é constatada. Parece que essas crianças já nasceram conectadas, pois a adaptação com o novo ocorre de forma natural e rapidamente. Há depoimentos que revela o quanto essas crianças desenvolveram o saber na escola, depois do contato com os computadores. Isso é magnífico.
Podemos então dizer que quando um projeto é bem estruturado, bem organizado, e a sondagem da realidade desse ambiente é realizada, e apresenta ser favorável, a probabilidade desse empreendimento de dar certo é muito grande. E na Índia está dando certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário